• slide
    Ministério da Cultura e Associação
    Brasileira de Ontopsicologia apresentam:
    ANTONIO
    MENEGHETTI
    Um maestro pela cultura
    humanista brasileira
    09 março 2014
    Lançamento oficial do filme documentário
    no Recanto Maestro - RS
Logos do projeto

Apresentação

" A minha estima, a minha preferência, o meu amor por este grande Brasil sempre existiu... " - Antonio Meneghetti

Projeto cultural realizado pelo Ministério da Cultura, o filme documentário “ANTONIO MENEGHETTI: um maestro pela cultura humanista brasileira” apresenta o trabalho realizado no Brasil pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti que, em mais de 20 anos de atuação no país, procurou dar consciência aos brasileiros do seu papel internacional de exemplo como cultura. Antonio Meneghetti foi um exemplo de vida que fomentou a diversidade cultural, a sustentabilidade e a educação à cultura humanista e ao empreendedorismo no Brasil, o qual poderá estimular outros brasileiros na realização de seus ideais e projetos de responsabilidade social.

O filme documentário é um projeto cultural realizado pelo Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura, com patrocínio da Calçados Beira Rio, execução da Associação Brasileira de Ontopsicologia em parceria com a Fundação de Pesquisa Científica Humanista Cultural Educacional Antonio Meneghetti.

Assista ao trailer do filme

Objetivos do projeto

O principal objetivo deste projeto cultural é apresentar, pela primeira vez em âmbito nacional e internacional, a biografia de Antonio Meneghetti. Um personagem singular que se tornou cidadão honorário brasileiro e sempre evidenciou a civilidade brasileira nos moldes exaltados pela nossa Constituição.

Este filme documentário possui também o objetivo de mostrar um exemplo de como as dificuldades podem auxiliar as pessoas a encontrarem oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Isto porque, Antonio Meneghetti nasceu – como tantos brasileiros – em uma situação econômica de pobreza. Meneghetti vivenciou e enfrentou o período da Segunda Guerra Mundial e seus reflexos na economia de seu país de origem (Itália). Por meio da educação e do trabalho, ele conseguiu criar projetos que hoje contribuem para a formação educacional e cultural de muitos brasileiros.

"Eu me interesso que esse Brasil seja sempre superior, por quê? Porque um Brasil superior é uma força a mais de garantia de democracia e humanismo em todo o mundo." - Antonio Meneghetti

O filme mostra um exemplo de vida: Antonio Meneghetti dedicou-se principalmente à educação de jovens e adultos brasileiros para o empreendedorismo, modelo que hoje é replicado em centros ecobiológicos em todo mundo - Recanto Maestro (Brasil), Lizari (Letônia), Lizori (Itália), Bernia, Niotan e Diostan (Rússia), Vitolga (Ucrânia)

Este modelo de educação, formação de pessoas e pedagogia, utiliza uma metodologia baseada na Ontopsicologia, ciência fundada por Meneghetti, que tem como característica ser interdisciplinar, permitindo que pessoas atuantes em diversos campos do saber - seja das ciências exatas, mas igualmente da área da saúde e das ciências humanas - possam contar com uma formação de cunho humanista e com um critério para um exercício profissional mais exato e humano.

Um homem, que amou e dedicou incondicionalmente a sua vida à compreensão do ser humano, e que encontrou no Brasil terra fértil para construir uma parte relevante do seu projeto humanista internacional.

Antonio Meneghetti

O Personagem

Antonio Meneghetti: nascido na Itália, cidadão do mundo.
Um homem de vanguarda que elegeu o Brasil como um dos importantes pilares do seu projeto internacional.
Um acadêmico de rara formação, que levou o seu pensamento às mais diferentes culturas, dialogou com grandes homens da ciência e apresentou seus resultados em importantes organizações mundiais.
Uma mente polivalente, que como os grandes homens do Renascimento, se experimentou nos mais diversos campos da atividade humana, construindo uma trajetória artística internacional.
Um apaixonado pelas belezas das terras brasileiras e pela inteligência do seu povo, que retratou o Brasil em quadros com um estilo pictórico único, expostos em diferentes países, levando assim para outras culturas a força da nossa nação.
Um artista capaz de elaborar projetos arquitetônicos inovadores e que escolheu o Brasil para erguer algumas de suas mais belas edificações, integrando arquitetura e meio ambiente.
Um intelectual que valorizou as referências nacionais, resgatando e reforçando aos próprios brasileiros um Brasil de Mário de Andrade, de Oscar Niemeyer, de Villa-Lobos.
Um homem, que amou e dedicou incondicionalmente a sua vida à compreensão do ser humano, e que encontrou no Brasil terra fértil para construir uma parte relevante do seu projeto humanista internacional.

Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma Fachada da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Roma) onde Meneghetti lecionou.

A repercussão de seu trabalho e os frutos de suas realizações tornam Antonio Meneghetti o protagonista de uma biografia que é de interesse de toda a sociedade brasileira e também do cenário internacional. Nascido na região de Abruzzo, na Itália, Antonio Meneghetti alcançou 4 doutorados. Doutorado Clássico em Filosofia (Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma), em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma), em Teologia (Pontifícia Universidade Lateranense – Vaticano). Recebeu também o título de Grand Doktor Nauk em Psicologia pela Suprema Comissão de Avaliação Interacadêmica da Federação Russa. Laureado em Filosofia com abordagem psicológica (Universidade Católica Sacro Cuore – Milão). Foi presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia (NGO in Special Consultative Status with the Economic and Social Council of the United Nations), Acadêmico e Vice-Presidente da Academia Internacional de Informatização (NGO in General Consultative Status with the Economic and Social Council of the United Nations).

De 1970 a 1972, ensinou “Fundamentos de filosofia pastoral” na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Roma) e, de 1972 a 1973, ministrou a disciplina “Ontopsicologia do homem”. Após os anos de docência nessa instituição, passou a dedicar-se, durante 10 anos, à intensa atividade psicoterapêutica. Aos trinta e seis anos, abriu o seu primeiro escritório de psicoterapia humanista e cursos de formação em Roma, na Viale Marco Polo (1971-1973). Por meio da práxis clínica e do vasto conhecimento científico que acumulou, bem como da atuação em diferentes países, e cursos com alguns dos principais expoentes da história dos estudos sobre a psique humana, identificou a existência, e formalizou teoricamente, as características do Em Si ôntico, do campo semântico e do monitor de deflexão, sendo essas as três descobertas que diferenciam a Ontopsicologia e a destacam no cenário das ciências atuais e precedentes. A práxis ontopsicológica consiste na identificação, isolamento e aplicação do Em Si ôntico, restituindo ao homem à capacidade de autenticidade e de evolução criativa na própria existência.

Conferência na sede da ONU, em 2001 em Nova Iorque, Estados Unidos Antonio Meneghetti durante conferência na sede da ONU, em 2001 (Nova Iorque - Estados Unidos)

Em 1978, fundou a Associação Internacional de Ontopsicologia - AIO, que se qualificou, em 1999, como uma ONG com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social – ECOSOC – das Nações Unidas. Na atuação da AIO, desenvolve também o método ontopsicológico para formação de lideranças, atuando junto aos empreendedores, empresários, líderes sociais e culturais, pessoas que, com suas ações, trazem benefício cultural, econômico, político intelectual e social a toda a sociedade.

Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro - RS

Amante da cultura humanista e dedicado à formação de líderes, Antonio Meneghetti conduziu, com a Associação Internacional de Ontopsicologia, a recuperação e desenvolvimento de locais abandonados em diversas partes do mundo: Recanto Maestro (Brasil), Lizari (Letônia), Lizori (Itália), Bernia, Niotan e Diostan (Rússia), Vitolga (Ucrânia). O objetivo é integrar harmonicamente homem, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social.

O Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, fundado há 26 anos no Brasil, é um exemplo de projeto que nasceu com o objetivo de ser um novo modelo de qualidade, pois apresenta ao mundo globalizado uma atitude em contínua busca de um alto nível qualitativo em todas as atividades que realiza. Recanto Maestro procura oferecer alternativas práticas para solucionar os problemas contemporâneos relacionados a educação, a formação de profissionais com competência competitiva, ao incentivo à produção agrícola e de pequenas e médias empresas locais.

Sobre este projeto brasileiro por ele idealizado, Antonio Meneghetti conta: “Recanto Maestro é uma experiência brasileira dentro de dois aspectos: o humanismo transversal e universal de todos os povos mais avançados e o segundo que remete à originalidade da sua poética, da sua sensibilidade, da sua especificidade de ser brasileiro. E por que o investimento de interesse cultural no Brasil? O motivo fundamental não é que vejo que o Brasil tenha necessidade. Não, o Brasil não tem necessidade de nada, é superior sozinho, mas porque eu vejo o Brasil do futuro, uma grande nação que será eficiente operadora de cultura, de cultura superior”.

O pensamento de Antonio Meneghetti está formalizado em mais de 50 obras disponíveis em diversas línguas: italiano, português, russo, inglês e chinês. No Brasil, a Ontopsicológica Editora Universitária é responsável pela tradução e distribuição das suas obras, bem como de outros autores.

“O brasileiro de fato é diverso, em sentido bom, em sentido pacífico... A mim agrada muito porque devo dizer que é o povo mais bondoso, mais pacífico, mais tolerante, mais democrático que se possa imaginar no planeta.” A.M.

O Brasil como grande amor

"Os brasileiros tem muito a ensinar ao mundo. Vocês têm em casa, em qualquer pessoa, um senso de civilidade e cidadania. E também tolerância e solidariedade admiráveis. Isso consente uma grande possibilidade de compreender melhor os outros e de trabalho intelectual" - Antonio Meneghetti

Antonio Meneghetti vê no Brasil um protagonista do futuro humanismo no mundo. Os trabalhos realizados em diferentes países do mundo, de mais de três continentes, fazem parte da vida e obra do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti. Nem por isso, no entanto, essa personalidade perdeu oportunidades de proclamar seu grande amor pelo Brasil e encorajar sempre para que nossos empreendedores e lideranças valorizassem as qualidades de uma nação que já é exemplo para o mundo e deverá sê-lo ainda mais no futuro.

Uma relação com o Brasil, que já foi reconhecida por meio de prêmios e condecorações. Antonio Meneghetti foi homenageado como Cidadão Honorário Brasileiro (2010), Cidadão Honorário de Restinga Seca - RS (2011), Comendador com a Comenda Ordem de Anhanguera da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (2011), acadêmico membro titular da Academia Internacional de Cultura de Brasília (1997), Cidadão Honorário de São João do Polêsine - RS (1996), Cidadão Honorário de Santo Ângelo - RS (1995).

Antonio Meneghetti - Cidadão Honorário Brasileiro Antonio Meneghetti durante o evento no qual recebeu o título de cidadão honorário brasileiro (2010)

Este filme documentário visa também evidenciar que projetos educacionais e culturais nascidos no Brasil podem vir a contribuir internacionalmente no âmbito dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como é o caso do Recanto Maestro, projeto este que - criado a partir da proposta ontopsicológica de pedagogia, desenvolvida por Antonio Meneghetti, foi apresentado em 2007 durante a Innovation Fair, da Annual Ministerial Review, do ECOSOC da ONU como um exemplo de iniciativa que contribui para os 8 ODMs. Ou ainda como é o caso da Faculdade Antonio Meneghetti que, sediada no Recanto Maestro, é hoje participante acadêmica do Pacto Global, e parceira de movimentos internacionais promovidos pelas Nações Unidas, tais como, o Academic Impact e o Ano da Juventude.

Sua genialidade e maestria estarão presentes em cada detalhe da obra que Antonio Meneghetti deixou e que poderá, por séculos, ser conhecida, estudada e desenvolvida por aqueles que se sentem de algum modo responsáveis pela evolução humana neste planeta.

Para mais informações, visite a página com a biografia oficial